Colégio Queiroz Brunelli
Escola Primeiros Passos
  1.      

Notícias

O valor da Infância

18/04/2018



Clique na foto para ampliar


Para que serve a infância?  Basicamente na infância a criança forma o comportamento que terá como adulta. Até os 3 anos ela se  formou 60% e até quando cair o primeiro dente de leite, por volta dos 6 anos, foram formados 90% da base do ser humano que será: sua autoconfiança, sua identidade, sua inteligência, sua criatividade, seu raciocínio lógico, sua moralidade, sua auto estima, sua personalidade, sua competência social.

 

Ser aceita pelos pais e nos lugares em que convive, como a creche, ajuda na constituição de uma boa auto estima. Receber um tempo de seus pais para brincarem juntos ou fazerem algo juntos ou mesmo só jogando conversa fora reforça o sentimento de ser valorizada e amada. Autoconfiança possui a criança com boa auto estima e com episódios de sucesso em suas experiências. Por isso ajudar em casa e ser elogiada quando o faz direitinho é importante.

 

Quando a criança nasce ela se enxerga como um pedaço da mãe, como se fosse um membro da mãe. Ainda não se vê como uma pessoa individual.  Nos intervalos entre as mamadas em que está no berço, na ida à creche ela vai aos poucos se percebendo como uma pessoa própria. Pelo brincar criativo, pela fantasia, produzindo com as mãos, pintar, recortar, colar, montar blocos,  ela vai elaborando sua identidade. Criança não nasce sabendo brincar. Alguém precisa mostrar a ela. Mas depois ela deve saber brincar por si só, de casinha, boneca, carrinho, bola, olhando livros. A criança aprende a ser feliz por ela mesmo, entretendo-se sozinha, sem precisar que alguém constantemente a distraia, como por exemplo a televisão. Ela, possuindo a segurança em saber que é amada, consegue aos poucos se desprender da mãe e vai se percebendo como uma outra pessoa, com identidade própria. Quando estiver na adolescência ou for adulta ela vai saber se ocupar por si só, vai ser feliz em ler um livro, em ter um hobby e não vai precisar receber animação externa permanentemente.

 

O precursor do raciocínio lógico é o brincar criativo. É a criança inventando a brincadeira, como por exemplo, virar as cadeiras, formando um trem.

 

personalidade vai se formando com as experiências  emocionais que a criança vivencia e  com os modelos que tem à disposição. Pai e mãe são modelos que ela imitará. A criança nasce no princípio do prazer e sempre procura o prazer imediato. Ela não tem discernimento se o que deseja é bom ou pertinente, ela simplesmente o quer. Como na vida não se pode fazer o que se quer a hora que se quer, mas existem regras para convivência em comunidade, precisa-se ensinar-lhe o que é certo ou errado, o que é bom ou não. Por meio das regras morais, ela vai formando um juiz interior que a dirigirá quando for adolescente e adulta.

 

Como atualmente as famílias têm poucos filhos, então é importante que convivam com outras crianças. Da mesma forma que uma criança precisa saber brincar sozinha ela também precisa saber brincar com outras crianças. Vai aprendendo que o outro  tem sentimentos como ela, aprende a se impor com diplomacia para ser aceita, aprende a aceitar o outro, aprende a repartir, a dar, a ser amiga. Crianças que não aprenderam a dar, quando estiverem aprendendo a subtração no ensino fundamental, muitas vezes têm dificuldades em subtrair, porque internamente não conseguem dar algo seu. O mesmo ocorre com a divisão. Sabem a tabuada na ponta da língua, mas não conseguem dividir. Do jeito como as crianças aprenderam as relações sociais, serão quando forem adultas.

 

inteligência se forma com a diversidade de atividades que a criança faz e depende também do encapamento dos neurônios. Quanto mais  a criança brincar de maneiras  diferentes e de se movimentar bastante, maior será sua rede neural. É somente pela emoção que ela forma caminhos neurais, as sinapses. Por isso ela tem que ter participado da brincadeira, subido na escada de cordinha, passado pelo túnel, andado de triciclo, pulado do murinho, brincado de pula pula no sofá, balançado, sentindo emoção em cada exercício e não só ficar assistindo passivamente.  Se deixar por conta da criança ela não para de se movimentar. Ela sabe o que é bom para ela.  Como o cérebro quer economia de energia ele procura o caminho mais curto, e com uma rede grande há possibilidade de encontrar um caminho curto, e a criança chega a uma conclusão rápido. É mais inteligente dizem. Simplesmente possui uma vasta rede sináptica e também mielinizada, isto é, bem encapada. Essa capa de mielina é formada por proteínas, gordura ômega 3 e de diversos minerais que se obtém com uma boa nutrição, com alimentos que vão do campo para a mesa, fugindo dos produtos processados. Depende também de uma rotina diária e dormir suficientemente em horários certos.

 

rotina é muito importante para uma organização de seu dia-a-dia, evitando imprevisibilidades que atrapalham a boa formação do sistema nervoso. Assim ela tem condições de formar um bom sistema nervoso.

 

Enquanto se dorme à noite, o corpo produz o hormônio do crescimento, que também faz a regeneração celular, a memorização do que se aprendeu naquele dia, a metabolização das gorduras. Segundo o cronobiologista francês Touitou, a produção desse importante hormônio começa às 20h, tendo secreção maior entre 21h e 1h da manhã, finalizando por volta das 4h. Por isso é importante as crianças irem dormir cedo da noite para aproveitar dos benefícios desse hormônio. Acordadas o hormônio não é produzido.

 

A infância é a época da vida mais importante de qualquer pessoa, porque acontece  a base da formação do ser humano. Como diz o poeta inglês:  “O menino é o pai do adulto”. Quer dizer, o adulto é formado na infância.

 

Fonte:http://pompom.com.br/blog/cuidados-do-bebe/desenvolvimento-infantil-pompom/o-valor-da-infancia/

NOTÍCIAS
25
  1. Brincar é (deliciosamente) necessário!
  2. Como a diversão pode estimular a fala e a linguagem das crianças, de acordo com a idade A sociedade  tem produzido ad...
  3. Leia mais
24
  1. Estamos em choque: a tela do celular pode ter mais bactérias que a sola do sapato!
  2. AGORA ESTÁ PROIBIDO LEVAR O CELULAR PARA O BANHEIRO. VEM ENTENDER O PORQUÊ. Sim, é verdade. Uma pesquisa da Universid...
  3. Leia mais
23
  1. Livro pode ajudar mães no desmame gentil
  2. Autora de blog sobre amamentação, Giovanna Balogh escreveu ?O mamá é da mamãe?, livro que pretende ajudar a mãe a desmam...
  3. Leia mais
22
  1. Chás que a grávida não pode tomar (e você nem sabia!)
  2. ASSIM COMO ALGUNS REMÉDIOS, DETERMINADOS CHÁS E ERVAS PODEM DIMINUIR A QUANTIDADE DE LEITE, CAUSAR INTOXICAÇÃO E ATÉ MES...
  3. Leia mais
21
  1. 9 verdades que você precisa saber sobre a gripe
  2. A Campanha de Vacinação contra a doença já começou. Neste ano, a vacina trivalente oferecida pelo Ministério da Saúde pr...
  3. Leia mais

Outros notícias

  1. Nossos Comunicados
  1. Brincar é (deliciosamente) necessário!
  2. Maio 25, 2018
  1. Estamos em choque: a tela do celular pode ter mais bactérias que a sola do sapato!
  2. Maio 24, 2018
  1. Contato
  1. Ribeirão Preto
  2. Administração:
    Rua Miguel Ignácio, 378
    Jardim Castelo Branco Novo
    CEP: 14090-530
    Telefone: (16) 3627-2548
  1. Rede Sociais
  1.