Colégio Queiroz Brunelli
Escola Primeiros Passos
  1.      

Notícias

10 dicas para brincar com segurança em parquinhos

09/04/2018



Clique na foto para ampliar


1) Converse

 

Seja qual for a idade da criança, fale sobre os riscos, como correr na frente ou atrás do balanço. Isso ajuda a prevenir acidentes.

 

2) Respeite a faixa etária indicada

 

Procure pela placa que indica a faixa etária permitida. Caso não a encontre, veja se há crianças de idades muito diferentes, pois cada uma tem um ritmo.

 

3) Observe o tipo de piso do lugar

 

O ideal é que o chão seja coberto de materiais que amorteçam quedas de até 3 metros, como borracha, cascas de madeira, cascalho fino ou areia.

 

4) Prefira roupas confortáveis e adequadas

 

Cachecol, capuz e correntinha no pescoço devem ser retirados, pois podem enganchar em algum brinquedo e sufocar a criança.

 

5) Preste atenção à qualidade dos brinquedos

 

Ao comprar itens para um playground em casa, escolha os que têm selo do Inmetro.

 

6) Balanço

 

Para crianças de até 3 anos, o ideal é que o assento tenha encosto e proteção de segurançana frente. Nunca deixe uma criança, de qualquer idade, empurrar outra no balanço. e o melhor é que nenhuma possa correr por ali, especialmente na parte de trás.

 

7) Escorregador

 

Verifique o estado dos brinquedos, que não podem estar quebrados, descascados ou ter pregos aparentes. Os de ferro não devem estar enferrujados ou corroídos – cheque também se a prancha de metal não está quente. Nos de madeira, observe se soltam farpas. Em todos, a escada precisa de corrimão e a criança não deve subir pela prancha. Mas, como elas gostam (e é saudável essa exploração), fique por perto.

 

8) Gira-gira

 

O gira-gira mais seguro é aquele em que as crianças ficam em pé, mais comum fora do Brasil. Por aqui, o modelo todo vazado, em que elas ficam sentadas, requer atenção do adulto para que não haja quedas para a frente nem para trás.

 

9) Escada horizontal

 

Por exigir muita força e normalmente ser alta, é aconselhável apenas para crianças a partir de 6 anos – e, ainda assim, com supervisão. verifique se as barras estão bem fixas. Aliás, esse conselho vale para todos os brinquedos do parquinho. A criança deve estar acompanhada de um adulto sempre, e quanto mais nova ela for, mais perto o responsável deve ficar. Isso evita que ela se machuque ou, pelo menos, possibilita que seja socorrida rapidamente.

 

10) Gangorra

 

O tamanho e a altura do equipamento devem ser compatíveis com o tamanho do seu filho, assim como o colega que ficará do outro lado. Deve haver apoios firmes e antiderrapantes para as mãos. Esteja por perto e fique atento Às quinas! Aliás, o parquinho ideal não tem quinas. no entanto, como na realidade as coisas não são bem assim, vale ter atenção.

 

Alessandra Françoia, Conselheira de Prevenção de Lesões na ONG Criança Segura, da Nova Zelândia; Ana Maria Escobar, pediatra e colunista da CRESCER; Melina Blanco Amarins, psicóloga e psicopedagoga do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Playgrounds – Requisitos de Segurança, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2018/04/10-dicas-para-brincar-com-seguranca-em-parquinhos.html

NOTÍCIAS
16
  1. 5 maneiras de estimular o cérebro do seu filho
  2. 1. Natureza   Ao estimular todos os sentidos, da audição à visão, as aulas ao ar livre podem melhorar a performanc...
  3. Leia mais
13
  1. Sarampo: o que você precisa saber sobre a volta da doença
  2. Infectologista pediátrico explica quais sintomas devem chamar a atenção dos pais e reitera importância da vacina diante ...
  3. Leia mais
12
  1. Precisamos falar sobre a saúde mental das mães
  2. Já se passaram cinco anos, mas sempre me lembro como se fosse ontem.   Eu, uma recém-nascida no colo e uma filha d...
  3. Leia mais
11
  1. 11 perguntas e respostas sobre cuidados com a pele do bebê no inverno
  2. Não é só a pele dos adultos que sente os efeitos desse período do ano. Saiba como cuidar da pele dos pequenos nos dias f...
  3. Leia mais
10
  1. Crianças podem tomar café?
  2. A nutróloga Liliane Opperman explica como a bebida pode ser incluída no cardápio dos pequenos.   O café tem um che...
  3. Leia mais

Outros notícias

  1. Nossos Comunicados
  1. 5 maneiras de estimular o cérebro do seu filho
  2. Julho 16, 2018
  1. Sarampo: o que você precisa saber sobre a volta da doença
  2. Julho 13, 2018
  1. Contato
  1. Ribeirão Preto
  2. Administração:
    Rua Miguel Ignácio, 378
    Jardim Castelo Branco Novo
    CEP: 14090-530
    Telefone: (16) 3627-2548
  1. Rede Sociais
  1.